Graphias Casa da Gravura expõe Mar e Mata de Angela Leite

quarta-feira 20 de Março de 2013, por Angela Leite
palavras-chave: angela leite; exposição; mar; mata; meio ambiente; xilogravura

Tamanduá LauraGravuras recentes e marcos das quatro décadas de carreira da artista plástica Angela Leite compõem a exposição "Mar e Mata", que será aberta no próximo sábado, 23 de março, na Graphias Casa da Gravura.

A exposição, que permanece na Graphias até 25 de maio, destaca o olhar militante e apaixonado de Angela voltado à fauna e à flora brasileiras, combinado com um rigor quase científico presente em suas obras.

Angela Leite, formada em Filosofia pela USP, dedica-se desde 1968 à arte em estreita ligação com o meio ambiente. Os 45 anos de carreira geraram duas centenas de xilogravuras e desenhos com foco na fauna e na flora do Brasil.

Para ampliar o diálogo entre expressão e rigor científico que marca sua obra, ela recorre a pesquisadores e à literatura especializada, além de se dedicar à observação dos animais em seu hábitat ou em cativeiro. Com isso, constrói um trabalho elogiado tanto por críticos de arte como por estudiosos do ramo da biologia.

A artista desenvolve atividades de sensibilização às questões da natureza com escolas e instituições. Participa de campanhas de entidades como a União em Defesa da Natureza e a Rede Nacional pró Unidades de Conservação e é membro-fundador da União em Defesa das Baleias. Ministra, também, cursos de xilogravura combinados ao conteúdo ambiental e de sustentabilidade. 

O conjunto de obras produzido por Angela em sua carreira foi exibido ao público em mais de 200 mostras e reconhecido com nove premiações no circuito nacional além do R.H.J. Hintelmann Kunstpreis, em Munique, Alemanha. As criações de Angela foram expostas em mostra individual na Embaixada Brasileira em Washington e mereceram uma sala especial no Dronninglund Kunstcenter, na Dinamarca. 

Foi consultora e escreveu a apresentação de três volumes da coleção Brasileirinhos, do poeta Lalau e da ilustradora Laurabeatriz. Também publicou textos de temática ambiental em jornais e revistas como IstoÉ, Veja, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Shopping News. Na televisão, gravou para Repórter Eco, da TV Cultura, e para o Animal Planet.

Desenvolveu, por fim, diversos produtos com a temática ambiental junto a ONGS, empresas e outras instituições, a exemplo das dezenas de camisetas e cartões-postais em defesa do meio ambiente, toalhas para a Santista Têxtil e a coleção de louças lançada no final de 2012.

Exposição: Mar e Mata
Artista: Angela Leite
Abertura 23/03 - horário: das 11h às 15 h
Período da exposição: de 23 de março a 25 de maio de 2013
Visitação: terça a sexta  das 11h às 18h | sábado das 11h às 15h

Graphias Casa da Gravura
Rua Joaquim Távora 1605
Vila Mariana
São Paulo – SP
graphias@terra.com.br
www.graphias.com.br