Nascida em 1950, Angela Leite se dedica desde 1968 à arte em defesa do meio ambiente. Trabalhando sobretudo com a xilogravura, realizou também desenhos com lápis de cor e nanquim. Sua obra é marcada pelo diálogo entre expressão artística e rigor científico.
Presente em mais de 200 mostras, a artista recebeu 11 premiações no circuito nacional – além do R.J.H Hintelmann Kunstpreis do Museu da Coleção Zoológica de Munique. Suas criações estiveram presentes em mais de 20 individuais, quatro delas fora do Brasil.
A artista também se dedica à defesa da fauna e da flora por meio de palestras, oficinas, artigos e entrevistas, além de participar e de promover doações a campanhas de entidades.
Realizou parcerias em iniciativas de enfoque ambiental com instituições e empresas.
A artista desenvolve atividades de sensibilização às questões da natureza com escolas e instituições. Participa de campanhas de entidades como a União em Defesa da Natureza e a Rede Pró-Unidades de Conservação e é membro-fundador da União em Defesa das Baleias. Ministra, também, cursos de xilogravura combinados ao conteúdo ambiental e de sustentabilidade.